Contador: consultor!

Contador: consultor!

Independentemente das dificuldades econômicas e constantes alterações da legislação tributária é imprescindível à importância de um bom profissional contábil. 

É obrigação de todo profissional contábil, manter o seu cliente informado e atualizado, pois,as siglas e legislações são tantas: NF-e, CT-e, Sped Fiscal, Sped Contábil, Sped Contábil Fiscal, Sped Contribuições, E-Social, Sintegra, sem contar as alterações dos impostos e tributos. Essa empreitada esta ficando cada vez mais árdua.

Para cumprimento de todas essas normas, o profissional contábil é peça-chave, deixa de ser um simples apurador de impostos e passa a ser um consultor que contribuirá para o sucesso do empreendimento. Deste modo, deverá desenvolver o dinamismo e pró-atividade na execução de seus serviços e será necessário o aprimoramento das mais variadas formas de gestão, agregando conhecimento e experiência em diversas áreas.

Mas no Brasil percebe-se que a maioria dos profissionais contábeis apresenta muito mais conhecimento mecânico/pratico da Contabilidade do que de raciocínio contábil. Isso ocorre, principalmente, porque o profissional brasileiro tem enfoque fiscal, ou seja, em qualquer ocasião o primeiro pensamento é “O que o Fisco Federal, Estadual ou Municipal tem a dizer a esse respeito?”. Isso se deve pela inoperância, até um passado recente, de nossas entidades de auto regularização. Isso esta mudando, principalmente com o advento das leis 11.638/07 e 11.941/09 que iniciaram a adaptação às normas e práticas contábeis internacionais.

Hoje, as funções do profissional contábil não se restringem ao âmbito meramente fiscal, num mercado de economia complexa, informações o mais precisas possível, tornam-se vitais para tomada de decisões das empresas. Mas infelizmente, isso não ocorre principalmente nos escritórios de contabilidade, que simplesmente são apuradores de impostos e/ou emissores de guias. Isso não é culpa somente dos profissionais contábeis, mas também, de todos dos empresários que não conhecem a importância da contabilidade para a tomada de decisão, por este motivo não exigem as informações dos profissionais e consideram a contabilidade como um mal necessário.

Algo vem mudando, pois, a valorização do profissional contábil, perante a sociedade, vem destacando-se nos últimos anos, não apenas pelos conhecimentos técnicos e sim pela sua conduta ética e profissional perante seus parceiros e clientes. Estamos no início de uma era em que será reconhecida toda a importância da função contábil, como ocorre em outros países.

Por Asdir Elton Kratz

Contador: consultor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo